NOTÍCIAS DA DIOCESE: CAMINHANDO EM SETEMBRO 2018 (A)

14Set2018

CAMINHANDO EM SETEMBRO 2018 (A)

31.08 – 01.09. 2018

Encontro em dos Directores dos Secretariados Diocesanos da Coordenação Pastoral da Província Eclesiástica de Nampula. Participaram os Directores das Dioceses de Nacala, Pemba, Lichinga, Nampula e Gurúè. O Encontro realizou-se em Nampula com a finalidade de preparar a Agenda do Encontros dos Bispos da referida Província.

03 – 04.09.2018

Os Bispos das Dioceses de Nacala, Pemba, Nampula, Lichinga e Gurúè, que formam parte da Província Eclesiástica de Nampula, reuniram-se no Paço Episcopal de Nampula em ordem a encontrar vias de orientação pastoral de conjunto no âmbito da Província Eclesiástica. Indicaram-se as linhas gerais para a Catequese (Anúncio), Celebração dos Sacramentos (Liturgia) e pastoral social (caridade). Ao mesmo tempo sublinharam a necessidade de criar o Tribunal Eclesiástico da Província e os Tribunais Diocesanos.

06.09.2018.

Dom Francisco Lerma encontrou-se com o Sr. Núncio Apostólico, D. Edgar Peña Parra, para tratar vários assuntos sobre a vida da Diocese e, ao mesmo tempo, para o felicitar em nome da Diocese de Gurúè, pela sua nomeação como Secretário de Estado para os Assuntos Gerais da Igreja no Vaticano e saudá-lo na sua despedida de Moçambique.
Na parte da tarde, D. Francisco, como Presidente da Comissão Episcopal de Seminários, reuniu com a Equipa de Formadores do Seminário Filosófico Interdiocesano S. Agostinho da Matola.
Posteriormente encontrou-se com os seminaristas da Diocese de Gurúè.

07.09.2018

D. Francisco Lerma, na parte da manhã, reuniu com a Equipa de Formação do Seminário Teológico Interdiocesano S. Pio X de Maputo e com os Seminaristas de Gurúè do referido seminário.

08.09.2018

O nosso Bispo D. Francisco Lerma, acompanhado pelos Padres Rito Alberto, Ecónomo do Seminário Inter- diocesano de Teologia S. Pio X de Maputo, e Artur Bernardo, Formador do Seminário Inter-diocesano de filosofia S. Agostinho da Matola, participou na Celebração da Eucaristia, na Igreja de S. António da Polana, em Maputo, na despedida  de Moçambique do Núncio Apostólico, S. E. R. Dom Edgar Peña Parra. Concelebraram o
Na celebração participou S. Ex.cia o Sr. Presidente da República, acompanhado pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros, da Justiça e Assuntos Religiosos e a Ministra do Trabalho e outros membros do Governo.

09.09.2018

O Sr. Bispo celebrou a Eucaristia na Casa provincial das Missionarias da Consolata. Na ocasião encontrou-se com a Irmã Giuseppina Franco, Superiora Provincial para assinar as Convecções estabelecidas pela Igreja para a colaboração do Instituto das Missionárias da Consolata com a Diocese de Gurúè.

10 – 12. 09.2018

D. Francisco participou na Reunião do Conselho Permanente da Conferência Episcopal de Moçambique, como vogal pela Província Eclesiástica de Nampula, realizada na Sede  da Caritas Regional de Chokwe, na Diocese de Xai-Xai.