ENCERRAMENTO DO MÊS DE MAIO NA GRUTA DA "SANTINHA" NAS MONTANHAS DE GURÚÈ

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
02Jun2018
| Escrito por Assis

 


GRUTA DE NOSSA SENHORA "SANTINHA" NAS MONTANHAS DE GURÚÈ.

Dentro das Ceremonias comemorativas do Jubileu Diocesano dos 25 Anos da Criação da Diocese de Gurúè e seguindo uma antiga tradição do povo cristão de Gurúè, no  passado 31 de Maio do corrente ano, nas primeiras horas da tarde, tuma multidão de fiéis, devotos de Nossa Senhora, foram em peregrinação até às grutas das montanhas de Gurúè, para participar na Oração no Encerramento do Mês de Maio, tradicionalmente conhecido como mês mariano". 

Aos fiéis das Paróquias de Gurúè -Sede (Santo António, S. Carlos Lwanga e S. Bernardo), uniu-se um grupo de 50 peregrinos da Capelania (Quase - Paróquia) Beata Anaurite, de Mugulama -Distrito de Ile.

Presidiu à Oração D. Francisco Lerma Martínez, Bispo de Gurúè, acompanhado pelos Padres Agostinho Vasconcelos, Director do Secretariado da Cordenação Pastoral; Tonito Muananoua, Chanceler e Moderador da Cúria Diocesana; Paulino Niacau, Pároco da Paróquia de Santo António, da Cateral; e Pe. Lázraro Ernesto Luís, Mestre do Noviciado Dehoniano de Gurúè.

Con cânticos aproriados ao evento que se comemorava, os fieis foram aproximando-se ao lugar da celebração, a gruta mariana conhecida por "A Santinha", a poucos quilómetros da cidade de Gurúè. Com o Terço na mão e nos lábios a oração mariana, os aprticpantes, profundamete recolhidos, aproximaram-se à volta do lugar onde se venera a imagem de N. S. de Fátima.

Começo o Terço presidido por D. Francisco e orientado pelos membros da Legião de Maria.

No fim das orações, D. Francisco impartiu a bênção espiscopal, com especiais inteções para toda a Diocese, com motivo do Jubileu Diocesano dos XXV Anos da Criação da Diocese.