8º DIA DA VISITA PASTORAL Ã PARÓQUIA DE SANTA CUZ DE MOLUMBO. 2ª FEIRA, 11.09.2017

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
11Set2017
| Escrito por Assis

 

8º DIA DA VISITA PASTOAL AMOLUMBO. SEGUNDA FEIRA, 11.09.2017.

A concentração dos fiéis foi na comunidade de S. Gabriel de Namarema, situada a 15 kms de Molumbo na Estrada Regional de Molumbo a Milange. Estiveram representadas 25 comunidades pertencentes a cinco Zonas Pastorais. De dois Centros Pastorais.

A.- CENTRO PASTORAL DE NAMAREMA.

I.- ZONA PASTORAL DE NAMAREMA

Comunidades cristãs: S. Gabriel de Namarema; S. Inácio de Antioquia de Milá; S. Isabel de Matxekula; S. José de Kasambia.

II.- ZONA PASTORAL DE NGUZI

Comunidades cristãs: S. Luís Gonzaga de Nguzi; S. António de Nyambwa; S. Tiago de Mangozi; S. Gabriel de Murumbelo; N. S. de Fátima de Nandoa.

III.- ZONA PASTORAL DE NAMASSOKA

Comunidades cristãs: S. João Baptista de Mutxesura; N. S. de Fátima de Namasoka; S. António de Tutxé; S. Pedro Claver de Nambasó.

B.- CENTRO PASTORAL DE MINGUZI

I.- ZONA PASTORAL DE DUALÉ

Comunidades cristãs: Sagrado Coração de Jesus de Dualé; S. Miguel de Minguzi; S. Gabriel de Miwoponi; S. Ant+onio de Mungazi; Santa Maria de Nafuru; S. José de Kolotxane; Santa Maria de Masorone.

II.- ZONA PASTORAL DE MILEVANE

Comunidades cristãs: S. Paulo de Iokwé; Santa Maria de Milevane; N. S. da Anunciação de Masakaripwe; S. João Baptista de Munembo; e S. Miguel de Marokane.

Os confrmados hoje foram 133.

IGREJAS EVANGÉLICAS E INDEPENDENTES e OUTRAS RELIGIÕES PRESENTES NESTA ÁREA GEOGRÁFICA

Igreja Anglicana; Igreja Evangélica de Cristo; Igreja de Cristo; União Baptista Universal; Adventistas do 7º Dia; Testemunhas de Jeová; Igreja Nova Apostólica; Bíblia acreditada; Igreja Etiópica; Igreja do Samaritano; Igreja União na Colheita; Igreja de Deus; Igreja 1º Coro; Igreja do Enviado; Igreja Água Viva; Igreja de Abraão; Igreja Quadrangular; Igreja das Quatro Orações; Congregação Cristã; Igreja Milagre de Deus; Igreja Reformada.

E duas Mezquitas.

MENSAGEM

Na Mensagem que foi apresentada, frisou-se a problemática da consolidação da paz e o problema social do elevado custo de vida e dos baixos preços dos produtos agrícolas cultivados na região (milho, soja, feijão).

INTERVENÇÕES

a.- Irmãs.

As Irmãs Maria Odete e Leontina Pedro, da Congregação da Imaculada Conceição (Diocesanas de Lichinga), falaram das vocações.

b.- Secretariado Diocesano de Pastora.

O Pe. Agostinho Vasconcelos, Director do Secretariado Diocesano da Coordenação Pastoral fou especialmente ao jovens sobre as Jornadas Mundiais da Juventude e sobre a pastoral juvenil em geral.

CATEQUESE DO BISPO

D. Francisco no catequese de hoje falou sobre os três alicerces fundamentais de uma comunidade cristã: 1) A Palavra de Deus que nos leva à fé através da catequese, das homilias e de mais outras formas; 2) A Liturgia, celebração da Eucaristia e dos outros Sacramentos, que nos levam a despertar a nossa Esperança; 3) O Amor fraterno que nos leva a viver dia a dia a fé que professamos e a esperança que celebramos.