28Dez2011
Actualizado em 28 Dezembro 2011 | Escrito por Administrator

palmarDe 1 a 5 de Dezembro de 2011, Dom Francisco Lerma, acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigrio Geral da Diocese, realizou a Visita Pastoral Parquia do Bom Pastor de Pebane

A Parquia est sob os cuidados do clero diocesano: Pe. Alves Andr Arajo, Proco; e Pe. Amrico Joo Antnio, Vigrio Paroquial.

Conta actualmente com trinta comunidades crists, organizadas em cinco Zonas Pastorais

No dia 01.12.11: Foi o dia da chegada do Sr. Bispo e do vigrio Geral.
Os habitantes da rea que compreende a Parquia so por volta de 65.000, sendo a maior parte muulmanos. A superfcie da Parquia de 1.800 km.
Durante a Visita Pastoral  houve trs concentraes nos seguintes locais:
02.12.11: Concentrao em Tawani, onde se reuniram as comunidades de Tawani, Repele, Mutaswa, Logoro, Munuka, Navia, Mukunkuni, Muruka, Napalavi, Bassikoni, Nahavara, Nassoro e Najirani.  Neste dia foram crismados 36 cristos.
03.12.11. A concentrao foi em Ratata onde se reuniram as comunidades Alta Nakope, Munakahi, Mutavisi, Bilua, Mukunavani, Muinaterre, Mukuna e Ratata. Os crismados foram 42.
Na parte da tarde o Bispo reuniu com a Equipa Missionria.
No dia 04.12.11, a concentrao foi na Sede da Parquia, em Pebane, onde se reuniram as oito comunidades da zona urbana e suburbana. Os crismados foram 32.
O Bispo reuniu com os membros do Conselho Pastoral da Parquia. Durante o encontro foram lidos o relatrio da Comisso Paroquia de Evangelizao, que inclui a catequese, a liturgia e os Movimentos; e o relatrio do Conselho Econmico.
Houve um tempo suficientemente prolongado para o dilogo e perguntas e respostas de todos os presentes sobre questes pontuais da vida das comunidades.
No fim o Bispo apresentou as novas Orientaes Diocesanas, elaboradas a partir das Concluses da VI Assembleia Diocesana de Pastoral.
Conclui a Visita com um alegre convvio de todos os crismados com o Bispo.
No dia 05.12.11. O Sr. Bispo e o Vigrio Geral regressaram ao Gur.

DLerma

Breve Histria da Parquia
A Parquia do Bom Pastor de Pebane foi fundada em 1 de Maio de 1960 por D. Francisco Nunes Teixeira.
 Desde o princpio da fundao a Parquia foi entregue aos cuidados pastorais dos Sacerdotes do Corao de Jesus (Dehonianos). Tambm trabalharam nesta Parquia as Irms do Corao de Maria.
O Pe. Antnio  Losappio, scj, homem de forte personalidade e viso ampla, foi Superior da Misso e a ele se deve  a construo das estruturas fsicas existentes na Parquia: uma bela e moderna Igreja na sede, a casa dos Padres, a casa para hspedes e a casa para as Irms.
Depois da Independncia vieram as Irms Filhas de N. S. da Visitao (Diocesanas de Quelimane), que depois de breve tempo abandonaram a Parquia por falta de pessoal.
Durante os anos difceis da Revoluo  e da guerra os missionrios sofreram provas de toda a espcie, at em alguns casos at a cadeia, como aconteceu com  o Pe. Francisco Temporin.
Em 1986 so retiradas as Irms, ficando isolado o Pe. Lus Pezzota.
Desde 2001 a Parquia est sob a cura pastoral do clero diocesano.

cristaos