28Dez2011
Actualizado em 28 Dezembro 2011 | Escrito por Administrator

catedralDe 24 a 27 de Novembro de 2011, o nosso Bispo D. Francisco Lerma fez a Visita Pastoral Parquia de Santo Antnio da S Catedral de Gure .

A Parquia de Santo Antnio da S Catedral est formada por quatro comunidades, nomeadamente, Santo Antnio, com 14 Ncleos; So Marcos, com 3 Ncleos; So Bernardo, com 8 Ncleos; e So Carlos Lwanga, com 11 Ncleos.
A Parquia est ao cuidado pastoral do clero diocesano. O Proco o Pe. Daniel Alexandre Ral; os Vigrios Paroquiais so o Pe. Miguel Antnio Oliveira e o Pe. Luciano Cominotti. Colaboram os Padres Dehonianos, da Comuniudade local da Escola de Artes e Ofcios.

As comunidades religiosas femininas so: Religiosas do Coreao de Maria; Irms Filhas de N. S. da Visitao; e as Irms Missionrias Capuchinhas.
H uma comunidade de leigas consagradas "Famlia do Redentor".
A formao permanente dos cristos tem lugar duas vezes por ms, aos Domingos.
A preparao aos Sacramentos verifica-se sobretudo, na formao actequtica nas quatro comunidades, no horrio que compreende das 14 s 16 horas, todos os Sbados.
A Catequese conta com 85 catequistas e 2760 catequizandos nos diferentes grupos.
Para alm desta formao, as comunidades da Parquia participam activamente nas Missas semanais, dominicais e na adorao ao Santssimo Sacramento, que tem lugar s Quintas Feiras, antes da Missa das 18.00H.
No dia 24-11.11, na parte da manh, visitou a comunidade religiosa das Irms Filhas de N. S. da Visitao; na parte da tarde encontrou-se com o Ncleo S. Francisco Xavier, da Comunidade Santo Antnio, no local onde se rene normalmente.
No dia 25.11.11, na parte da manh, o Bispo visitou o Lar Arco Iris para crianas rfs, orientado por um grupo de leigas consagradas. Este ano teve 49 crianas.
Seguidamente, visitou o Hospital Rural de Gur, acompanhado pelo Proco e por um grupo de leigos do Conselho Paroquial. Sado e conversou com alguns dos doente hospitalizados e reuniu com os membros da Direco para se inteirar da organizao, da situao e dos problemas  desta unidade sanitria. A Direco do Hospital pediu ao Bispo a colaborao dos cristos nos sectores da limpeza, da doao de sangue, na formao das mulheres e na animao tica dos agentes da sade.
Na parte da tarde do mesmo dia, o Sr. Bispo encontrou-se com os cristos do Ncleo Santa Ceclia, da Comunidade S. Bernardo, no local onde se renem. Seguidamente encontrou-se com os diversos Movimentos cristos presentes na Parquia, nomeadamente Legio de Marias, Ordem Franciscana Secular, Antigos Alunos das Misses, Santo Egdio e Movimento de Renovao Carismtica.
No dia 26.11.11, encontrou-se com o Ncleo S. Francisco de Assis, da Comunidade de S. Carlos Lwanga. Seguidamente reuniu com o Conselho Econmico Paroquial e visitou o Cartrio Paroquial.
tarde encontrou-se com os membros do Conselho Paroquial.
No dia 27.11.11, na Catedral, presidiu celebrao da Eucaristia, durante a qual 163 cristos receberam o Sacramento do Crisma.
tarde do mesmo dia, e como ltimo acto da Visita Pastoral, o Bispo encontrou-se com os padres, religiosos e religiosas presentes na Parquia. Alm do clero diocesano estiveram presentes os Padres Dehonianos, as Irms do Corao de Maria, as Religiosas Filhas de N. S. da Visitao e as Irms Capuchinhas Missionrias e as Leigas do Lar Arco Iris. No fim do encontro, o Bispo convidou os presentes a um convvio de confraternizao.
catedral01

PERSPECTIVAS
1. Continuao da reabilitao das infaestrusturas das Capelas e da Parquia;
2. A continuao da formao dos fiis nas diversas reas e nas diversas comunidades, sobretudo os responsveis dos ministrios no que concerne aos ensinamentos da recente VI Assembleia Diocesana de Pastoral.
3. O aumento do nmero de jovens vocacionados.
4. Aumento do nmero de crentes nas Comunidades atravs da formao e a recepo de novos crentes.
5. Aumento do nmero de Ncleos.

DLerma catedral02