28Dez2011
Actualizado em 28 Dezembro 2011 | Escrito por Administrator

paroquiaDe 17 a 22 de Novembro, o Bispo de Gur, D. Francisco Lerma, acompanhado pelo Vigrio Geral da Diocese, Pe. Francisco Cunlela fez a Visita Pastoral Parquia de Cristo Rei de Mualama, no Distrito de Pebane.

A Parquia desde 1986 esteve privada da presena permanente de Missionrios e as suas instalaes se encontravam abandonadas e completamente em runas. Em Janeiro deste ano de 2011, viu resnacer a sua vida e o seu futuro com a nomeao de uma equipa missionria permanente, formada pelo Pe. Rito Alberto, Proco, e pelo Pe. Eustquio Carlos Csar, Vigrio paroquial.

A Parquia est formada por 93 comunidades crists, organizadas em 15 Zonas e 5 Centros Pastorais. Em cada uma das pequenas comunidades h um "Muholi", um Ministro da Palavra, um coordenador da Catequese e um ministro extraordinrio da Comunho. Nas Zonas Pastorais h um Coordenador da Zona, e mais outros responsveis pelos diversos ministrios da Caridade, da Justia e Paz, do Grupo Juvenil, das Famlias e dos Vocacionados. Nos Centros Pastorais as actividades esto coordenadas por um Conselheiro do Centro.

bispoA Parquia encontra-se em uma fase de reabilitao geral das suas estruturas e da reorganizao da pastoral paroquial.

A Histria da Parquia de Cristo Rei de Mualama
A Misso foi fundada em 20 de Maio de 1948 por D. Sebastio Soares de Resebde, Bispo da Beira.
Segundo  escreve o Pe. Maggiorino Madella, o Pe. Antnio Losappio e o Pe. Luis Pezzota, Dehonianos, acompanhados pelo Pe. Pedro Comi, chegaram a Mualama no dia 18 de Maio de 1948, vivendo no primeiro tempo numa palhota cedida pelo mwene Pilima.
 No sector especfico da evangelizao os primeiros missionrios, fizeram grande esforo na aproximao das pessoas, visitando familias e organizando a rede escolar e da catequese.
 Em 1953 comearam as obras de construo da grande igreja em alvenaria.
Em 1969 pensou-se tambm na organizao da econoia com a abertura de um grande cajual.
Em 1975 foi nacionalizada a Misso com todas as estruturas existentes: Residencias, escolas, internatos, posto de sade, cajual e machambas agricultadas. Os Padres passaram a morar numa casa construda a uns 500 m da antiga sede da Misso.
Em 1986, foram sequestrados os Padres Ezio Toller, Onorino Venturuni (+2011) e Vittorino Biasiolli ai residentes. Desde ento os Missionrios residentes em Pebane encarregarm-se da assitncia pastoral da Parquia de Mualama.
Em 2011, a Parquia de CRisto Rei de Mualama voltou a ter  sacerdotes residentes: os Padres Diocesanos Pe. Rito Alberto, Proco; e Pe. Eustquio Carlos Csar, Vigrio Paroquial.