A Diocese de Gurúè

30Jun2017
Actualizado em 26 Fevereiro 2019 | Escrito por Assis

A Diocese foi fundada no dia 6 de Dezembro de 1993 e o seu primeiro Bispo foi Dom Manuel Chuanguira Machado (1994 - 2009). O Bispo actual (2º bispo) é D. Francisco Lerma Martínez, IMC (2010...)

Situada na Província da Zambézia, no centro-norte de Moçambique, tem uma extensão de 42.451 km², com cerca de 2.500.000 de habitantes, segundo o último censo da população realizado em 2017, sendo aproximadamente 45% católicos. Outras religiões existentes na Diocese: União Baptista Universal, Igreja de Cristo em Moçambique, Adventista do 7ºDia, Testemunhas de Jeová e o Islão no litoral.

Fazem parte da Diocese do Gurúè os Distritos de Gurúè, o seu epicentro, Molumbo, Namarrói, Ile, Mulevala,  Alto Molócuè, Gilé e Pebane, no litoral.

Pertencem à Diocese 25 Paróquias, formada na sua totalidade aproximadamente por 2.00 comunidades cristãs, espalhadas por todo o território. As comunidades agrupam-se em Zonas Pastorais e estas em Centros Pastorais.

A Diocese do Gurúè, mesmo tendo vida breve, tem um bom número de Sacerdotes Diocesanos que levam à frente a pastoral das várias Paróquias a eles confiadas. Actualmente (2019), são 35 Padres dioxcesanos; e Religiosoos  9 Dehonianos, 7 Claretianos e 1 da Pequena Família da Ressurreição.

As Religiosas são 45, pertencentes às seguintes Congregações:  Religiosas do Coração de Maria; Franciscanas de N. S. das Vitórias; Congregação da Imaculada Conceição (diocesanas de Lichinga); Irmãs Apostólicas de Cristo Crucificado; Filhas de N. S. da Visitação (diocesanas de Quelimane); Istituto Missionário das Capuchinas; Franscicanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição; Instituo Jesus Maria José; Missionárias da Consolata; Servas de N. S. do Cenáculo; Missionárias Mercedárias de Barcelona; Religiosas do Amor de Deus; Missionárias de S. António Maria Claret; Religiosas de S. João Baptista e Maria Rainha; e Missionárias da Acção Paroquial.

Instituto secular de vida apostólica: Companhia Missionária do Coração de Jesus; Comunidad Católica Árvore da Vida.

Virgens consagradas da Associação M. Mãe do Redentor.

Noviciados: Dos Padres Dehonianos, das Irmãs de S. João Baptista e das Irmãs Missionárias Capuchinhas.

Postulantados: das Irmãs Filhas de N. S. da Visitação.

Animadores das comunidades: o número é variável, pois depende dos ministérios exercidos concretamnte em cada comunidade, ao menos entre cion a 10 por comunidade.

Catequistas a tempo parcial coapacitados com o Curso de Catequistas do Centro de Guiúa (Inhambane) de um ano de formalão: 10 catequistas.

Datos actualizados em 1 de Janeiro de 2019.

MAPA GURUE