A Diocese de Gurúè

30Jun2017
| Escrito por Administrator

A Diocese foi fundada no mês de Dezembro de 1993 e o seu primeiro Bispo foi Dom Manuel Chuanguira Machado.

Situada na Província da Zambézia, no centro-norte de Moçambique, tem uma extensão de 42.451 km², com cerca de 2.000.000 de habitantes, segundo o último censo da população realizado em 2008, sendo mais de 50% católicos. Outras religiões existentes na Diocese: União Baptista, Igreja de Cristo em Moçambique, Adventista do 7ºDia, Testemunhas de Jeová e o Islão no litoral.

Fazem parte da Diocese do Gurúè os Distritos de Gurúè, o seu epicentro, Namarrói, Ile, Alto Molócuè, Gilé, e Pebane, no litoral; e o Posto Administrativo de Molumbo do Distrito de Milange. Na fronteira com o Malawi. Pertencem à Diocese 17 Paróquias, formada na sua totalidade por 2.200 comunidades cristãs, espalhadas por todo o território. As comunidades agrupam-se em Zonas e estas em Centros Pastorais.

A Diocese do Gurúè, mesmo tendo vida breve, tem um bom número de Sacerdotes Diocesanos que levam à frente a pastoral das várias Paróquias a eles confiadas. Com as próximas três ordenações durante o ano de 2011, serão 35 Padres.

MAPA GURUE