PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
19Maio2013
| Escrito por Assis

 

A celebração do dia 18.05.2013 em Muiane para receber as Irmãs Claretianas

MUIANE: IRMÃS MISSIONÁRIAS CLARETIANAS 

No passado dia 18.05.2013, a Paróquia de S. Pedro Claver viveu um grande acontecimento que encheu de alegria os corações dos fiéis e causou também muita esperança entre toda a população, sobretudo entre as jovens e as senhoras. Dom Francisco Lerma apresentou oficialmente à comunidade cristã as Irmãs Missionárias de Santo António Claret (Missionárias Claretianas).

Ir. Verónica, delegada do Conselho Geral junto à Irmã Marilene de Souza e à  Ir. Maria Imaculada

 

Passaram já muitos anos desde que, nos tempos das nacionalizações e da guerra civil (1975 - 21992), esta Paróquia viu-se privada da presença e do trabalho misisonário de religiosas, ficando abandonado o secrtor da pastoral da Mulher e da Jovem.

D. Francisco com os Padres Justine e Janivaldo durante a bênção da casa das Irmãs

A patir de 18.05.2013, uma nova Congregação vai preencher esta lacuna. Novas Irmãs chegam à Diocese e a Moçambique. Trata-se da Irmã Maria Imaculada de Oliveira e da Irmã Marilene de Souza Rocha, ambas de nacionalidade brasileira que a partir de agora passam a enriquecer a equipa missionária da paróquia de Muiane, formada pelo Pe. Janivaldo A. dos Santos, CMF, brasileiro, pároco, e do Pe. Justine Joseph, indiano, CMF, Vigário Paroquial.  No próximo mês de Janeiro 2014 uma terceira Irmã, vinda também do Brasil irá completar esta comunidade missionária.

Para testemunhar oficialmente a cerimónia, predidida por D. Francisco lerma, Bispo de Gurúè, do Brail veio a Irmã Verónica, delegada da Direcção Geral da Congregação das Irmãs Missionárias Claretianas.

 

GILÉ. NOVA PARÓQUIA DE SANTA JOSEFINA BAKHITA DE GILÉ

Acto penitencial durante a Criação da Paróquia de Santa Josefina Bakhita de Gilé

 

No Domingo dia 19 de Maio de 2013, Solenidade do Pentecostes numa solene cerimónia presidida por D. Francisco Lerma foi oficilizada a reccém criada Paróquia de Santa Josefina Bakhita, Gilé-sede, desmembrada da Paróquia da Anunciação de Moneia.

O Pe. Bijú Joseph, Pároco da nova Paróquia de S, Josefina Bakhita de Gilé e D. Francisco, Bispo da Diocese

 

 O Pe. Bijú Joseph, indiano e missionário claretiano, passa a ser o Pároco deste nova Paróquia da Diocese de Gurúè. O Vigário paróquial é o Pe. Rony Sebastian, indiano e missionário claretiano.

Com esta nova paróquia a Diocese de Gurúe tem neste momento 19 Paróquias e 5 Quase- Paróquias ou Capelanias.

Os cristãos de Gilé manifestam a sua grande alegria pela criação da Paróquia de Santa Josefina Bakhita.