CAMINHANDO ENTRE DOIS MESES: NOS FINS DE FEVEREIRO E PRINCÍPIOS DE MARÇO…

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
05Mar2019
| Escrito por Assis

 

CAMINHANDO ENTRE DOIS MESES: NOS FINS DE FEVEREIRO E PRINCÍPIOS DE MARÇO…

24.02.2019

PROFISSÃO PERPÉTUA DA IRMÃS DADI DUARTE VILELA


Na Igreja Paroquial da Imaculada Conceição de Invinha, Dominical, D. Francisco Lerma Martínez. Bispo da Diocese, presidiu à celebração da Eucaristia, durante a qual a Irmãs DADI DUARTE VILELA, da Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição, fez a sua Profissão Perpétua.

A Imãs Dadi, é natural da Paróquia da Imaculada Conceiçãod e Invinha, e da família do primeiro catequista da antiga Missão de Invinha, o zeloso Catequista Paulo Mucarua. Ele, vindo do Niassa da Paróquia de S. José de Mitúè, enviado pelos Missionários da Consolata a pedido dos Padres Dehonianos em 1948, Faleceu em 1976 e está sepultado no Cemitério Diocesano de Invinha.

Participaram na Celebração litúrgica diversos sacerdotes do clero diocesano e religioso de Gurúè e das Diocese de Nampula e Quelimane, Irmãs da Congregação das Framciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição e das Congregações da Diocese e das dioceses vizinhas, e numerosos fiéis de várias paróquias de Diocese e de fora. Também participaram diversos membros do governo local, municipal, distrital e provincial.

28.02.2019

REUNIÃO DO COLÉGIO DOS CONSULTORES

Convocado anteriormente pelo Bispo Diocesano, na Casa Diocesana, reuniu em Sessão Extraordinária o Conselho dos Consultores Diocesanos.

Como órgão consultivo e representativo do Conselho dos Presbíteros a sua agenda e sessões foram reservadas e confidências, tendo em conta a natureza dos problemas: estado da Diocese, plano diocesano de pastoral, pessoal missionário, economia, da Diocese, saúde de D. Manuel e de alguns sacerdotes, transferências, situação dos seminários, novas congregações; projetos e obras mais urgentes; situação da Rádio Diocesana e nova edição do “Missal dominical em Lomwe”.

Após a discussão de cada um dos assuntos apresentados, foram apresentadas oportunas propostas à consideração do Bispo. Uma vez examinadas, o Sr. Bispo comunicará o que for necessário comunicar publicamente a toda a Diocese.

 

01.03. 2019

I.- ABERTURA DO ANO ACADÉMICO NA EXTENSÃO DE GURÚÈ DA UCM

 

Na passada VI Feira, 01.03.2019, na Casa Diocesana, celebrou-se a Abertura do no Académico 2019, da Extensão do Gurúè da Universidade Católica de Moçambique.

Às 7.30. no Casa Diocesana, concentraram-se os alunos, professores, pessoal auxiliar e convidados à participarem ao evento. A seguir, e presidida por D. Francisco Lerma Bispo da Diocese, celebrou-se a Eucaristia concelebrada pelo Pe. Daniel Raúl, Director da Extensão da UCM de Gurúè; Pe. Agostinho Vasconcelos, Director do Secretariado da Coordenação Pastoral; Pe. Tonito Muananoua, Chanceler da Cúria; Pe. Pedro Esquadro, Pároco da Paróquia N. S. de Fátima de Muliquela; Pe. João Tarua e Pe. Adelino Eduardo Mualicamo, Reitor e Vice-Reitor respetivamente do Seminário Diocesano S. José.

Após a celebração litúrgica, realizou-se a sessão académica com a apresentação do Corpo Académico e alunos para esta Ano Académico que agora começa. Foi também a vez da apresentação dos convidados de honra, as autoridades do Distrito e do Município, da Direcção Distrital de Educação, dos Partidos Políticos e demais representantes das entidades civis como das Unidades básicas da Universidade Católica de Moçambique em Nampula e Quelimane.

A “Lectio Sapientiae” foi a cargo do Prof. Dtr. Alfandega Estêvão Manjoro, Director da Faculdade de Ciências Sociais e Políticas da UCM de Quelimane, sob o título: O Papel da Universidade para a promoção da Solidariedade e Humanização do cidadão moçambicano.

A Extensão de Gurúè da UCM, no seu 6º Ano de funcionamento oferece os seguintes cursos:

Administração Pública, Direito e Contabilidade, Gestão e Administração Educacional, Psicopedagogia e Administração Pública.

Para este ano académico matricularam-se 150 alunos.para a promoção da

II.- INICÍO DO ANO DE FORMAÇÃO E ACADÉMICO NO SEMINÁRIO DIOCESANO DE S. JOSÉ. INVINHA.

D. Francisco encontrou-se com os alunos e formadores do Seminário Propedêutico S. José, Invinha, para dar início ao novo Ano de Formação e Académico de 2019. Teve um encontro com os formadores. A seguir, reuniu com todos os alunos.

Apresentação da nova equipa de formadores e alunos

  1. Pe João Tarua, Reitor.

  2. Pe Adelino Mualicamo, Vice Reitor.

Alunos:

1º Ano: 12

2º Ano 11

3º Ano 8.

A seguir aos encontros, presidiu à celebração da Eucaristia concelebrada pelos novos Formadores Pe. João Tárua, Reitor, e Adelino Mualicamo, Vice- Reitor; pelos anteriores Formadores, Pe. Américo António e Pe Francisco Matias; e pelo Pe. Agostinho Vasconcelos.

Com esta celebração fez-se a Abertura formal do novo Ano de Formação e Académico 2019.

04.03.2019

RETIRO DOS CATEQUISTAS DA PARÓQUIA DE S. ANTÓNIO DA SÉ CATEDRAL DE GURÚÈ.

Na Casa Diocesana, orientado pelo Pe. Tonito Muananoua e com o acompanhamento da Irmã Henriqueta, realizou-se o Retiro de preparação para a Quaresma para os Catequistas da Paróquia de S. António da Sé catedral, com a participação de 50 animadores.

De 05 a 07 03.2019

Organizado e orientado pela ONG moçambicana (Núcleo das Associações Femininas da Zambézia) NAFEZA e ao seu pedido e responsabilidade, realizou-se nas nossas instalações, um seminário sobre: “Revelação da HIV dos cuidadores para os adolescentes”.

NAFEZA é uma organização não governamental moçambicana fundada em 1997; é uma pessoa colectiva de direito privado, sem fins lucrativos, dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial que luta para a reversão da situação de vida desfavorável da maioria das mulheres frente as desigualdades de género.

Actualmente NAFEZA possui cerca de 63 Associações sedeadas na Província da Zambézia que desenvolvem as mais diversas actividades em áreas como a educação, agricultura, pecuária, HIV e SIDA, Género, Violência baseada no género, meio ambiente sustentável, artesanato, comunicação social e advocacia pelos Direitos Humanos, particularmente da Mulher.

Fonte: A redacção