Seja Bem Vindo ao site da Diocese de Gurúè

PÁSCOA 2014.CARTA DO BISPO: "O Senhor ressuscitou. Alegria!"

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
03Abr2014
| Escrito por Assis

 

PÁSCOA 2014. CARTA DO BISPO: "O Senhor ressuscitou. Alegria!"



Caríssimos Diocesanos:
Páscoa Feliz!
I.-O senhor ressuscitou, Aleluia!
No meio das nossas tristezas, das nossas preocupações na luta diária, do nosso sofrimento pelo mal que nos assola, ressoa cada ano o grito de esperança da Páscoa: Porque procurais entre os mortos Aquele que está vivo? Ele não está aqui (no sepulcro). Acreditamos em Jesus, centro da nossa fé. Ele está vivo. Ele indica-nos dia a dia o caminho que devemos trilhar até chegarmos à meta desejada e definitiva, com Ele junto ao Pai. Somos discípulos do Ressuscitado e demos comportamo-nos como Ele nos ensinou, seguirmos o seu caminho. É o nosso compromisso diário: sermos fiéis em palavras e obras à vida nova que recebemos no Baptismo.
II.- “Ele começou a ensinar-lhes muita coisas”!
Na Diocese estamos a viver o ANO DA FORMAÇÃO, escolhido como terceiro tema anual do triénio pastoral (2012 – 2014), depois de termos vivido o Ano da Comunhão/Eucaristia (2012) e o Ano da Evangelização/Catequese (2013), junto com o tema transversal dos três anos: A Sustentabilidade Económica.
Bispo, padres, religiosas e religiosos e leigos, todos devemos comprometermo-nos nesta tarefa fundamental para a vida das nossas comunidades. Jesus foi o primeiro formador de agentes de pastoral. Ele começou a ensinar-lhes muita coisa, antes de os enviar em missão (Mc 6,34); Ele os preparou antes de os enviar a evangelizar (Mc 9,34ss; Mt, 28,19-20). O próprio S. Paulo fez o mesmo com os seus primeiros colaboradores: 2 Tim, 1-6-14; 2,1-17; Tito 1,5-12 e 2,1-8.
Na Igreja em Moçambique a FORMAÇÃO continua a ser uma das prioridades permanentes desde a I Assembleia Nacional (Beira 1977), reafirmada na II ANP (Matola 1991). Na III ANP (Matola 2005) a Igreja pensa e sente que a FORMAÇÂO deve continuar uma prioridade que merece um aprofundamento e desenvolvimento. Nessa linha a nossa VI Assembleia Diocesana escolheu a FORMAÇÃO DOS ANIMADORES DAS COMUNIDADES como alicerce da consolidação da Igreja local. O Secretariado Diocesano de Pastoral está já implementado estas decisões com os vários cursos de formação que se estão realizando a nível das 4 Regiões Pastorais e, seguidamente, em cada uma das Paróquias. É tarefa para todos, ninguém pode ficar fora deste caminhada diocesana. É pedida a todos a colaboração em tudo o que for necessário.
III. A Rádio Diocesana, instrumento de formação
A Rádio Diocesana, que está a emitir em fase experimental (FM 94.4) desde o mês de Dezembro, tem um papel muito importante na FORMAÇÃO dos líderes das nossas comunidades. A Rádio Diocesana é um instrumento muito válido que não podemos simplificar. Ela põe em comunicação as pessoas e com os seus programas bem preparados pode ajudar muito na FORMAÇÂO de todos e a todos os níveis sem necessidade de sair das suas casas. Leva a FORMAÇÃO ai onde moramos.
IV. A Universidade Católica no Gurúè.
Neste mês de Abril o Ensino Superior chega definitivamente à nossa Diocese. Com a inauguração da Extensão da Universidade da Moçambique no Gurúè (14.04.2014) começam os Cursos de Direito e de Administração Pública no nosso meio. Tudo isto acontece no ANO DA FORMAÇÃO. É um processo de aperfeiçoar mais e melhor os que amanhã estarão à frente da coisa pública nas mais diversas esferas da vida da Nação. Esta instituição se justifica plenamente pela necessidade de Moçambique se dotar de quadros, formados no seu próprio meio ambiente.
Renovo a minha saudação pascal para todas as comunidades cristãs e para todas as pessoas de boa vontade
PÁCOA FELIZ!
O Vosso Bispo
+ Francisco

 

 

O PE. DANIEL ALEXANDRE RAÚL NOMEADO DIRECTOR DA EXTENSAÕ DA UNIVERSIDADE CATÓLICA EM GURUE

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
19Mar2014
| Escrito por Assis

No passado 17 de Março de 2014, o Reitor da Universidade Católica de Moçambique nomeou o Prof. Doutor Padre DANIEL ALEXANDRE RAUL a cargo de Director da Extensão da Universidade Católica de Moçambique em Gurúè.

O Padre Daniel é Doutor em Sagrada Escritura pelo Pontifício Instituo Bíblico da Universidae Gregoriana de Roma.

Até à data da sua nomeação era Párroco da Paróquia de Santo António da Sé Catedral de Gurúè, membro do Conselho Diocesano dos Consultores e Secretário do Conselho Presbiteral.

   

REABILITAÇÃO DO CENTRO DE SAÚDE E DA MATERNIDADE DE MULIKELA - ILE

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
10Mar2014
| Escrito por Assis

 

REABILITAÇÃO DO CENTRO DE SAÚDE E DA MATERNIDADE DE MULIKELA NO DISTRITO DE ILE, PARÓQUIA DE N. S.DE FÁTIMA.

D. Francisco coloca o primeiro cimento da reabilitação do Centro de Saúde de Milkela

No dia 10 de Março de 2014, D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, deu início oficial às obras de reabilitação do Centro de Saúde e Maternidade situado na antiga sede da Missão, hoje Paróquia de N. Senhora de Fátima de Mulikela, no Distrito de ILE.

O Pe. Esquadro, pároco; Sr. Marcelino, responsável pelas obras; o Bispo; a parteira; o Médico chefe e o Enfermeiro.
Estiveram presentes à breve cerimónia o Vigário Geral da Diocese; o Pároco da Paróquia onde se encontra o CEntro referido; o Médico Chefe Distrital, em representação das Autoridades do Distrito e da Delegação de Saúde; Mwene (autoridade tardicional local) de Mulikela, e os responsáveis directos pela execução da obra.

A maternidade  de Mulikela
A reabilitação de todo o conjunto hospitalar (Centro de Saúde e Maternidade) está financiado pela Organizaçã Espanhola "Manos Unidas", a quem agradecemos imensamente toda a colaboração e partilha humanitária demostradas na aceitação de todo o encargo deste emprendimento.

O Centro de Saúde de Mulikela
Esta obra é continuação da recuperação total de todas as estrutuaras da Paróquia de Mulikela: residencia paroquial, residencia das Irmãs, Escola, Internatos e campos de cultivo.
Preve-se para o mês de Junho próximo a chegada das Missionárias da Consolata para assumir deiversas actividades pastorais, formativas  e da acção social.

No mesmo mês de Junho esperamos a chegada dos Missionarios Redentoristaspara assumirem a direcção da Paróquia.

 

FALECEU O PADRE INÁCIO DOS SANTOS

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
02Mar2014
| Escrito por Assis

 

FALECEU O PADRE INÁCIO DOS SANTOS

 

Às 19.15H. de 02 de Março de 2014, o Padre INÁCIO DOS SANTOS, faleceu vítima de doença no Hospital Rural de Gurúè, onde se encontrava hospitalizado nas últimas semanas.

 

O Pe. Inácio nasceu aos 3 de Maio de 1072; era filho de Santos Muhicua e de Rosa Impepo, natural de Impuagiua, Distrito de Gurúè, Província da Zambézia e Diocese de Gurúè.

 

Foi baptizado aos 18 de Agosto de 1991 na Paróquia da Sé Catedral de Gurúè, pelo Padre Maggiorino Mandella; e crismado aos 21 de Novembro de 1992.

 

Concluiu a IX Classe no Gurúè. Frequentou o Seminário Propedêutico Interdiocesano Santo Agostinho de Quelimane de 1992 a 1993; de 1994 a 1996 fez a Filosofia no Seminário S. Agostinho da Matola; e de 1997 a 2000, fez a Teologia no Seminário S. Pio X de Maputo.

 

Foi admitido as Sagradas Ordens em 14 de Novembro de 1997; ao Leitorado em 7 de Novembro de 1998; e ao Acolitado em 13 de Novembro de 199. Foi ordenado Sacerdote em 13 de Setembro de 2001. Entre outras responsabilidades pastorais , o Pe, Inácio trabalhou nas Paróquias de Mulevale, Naburi e Ile. Actualmente era Capelão da Capelania Beato Isidoro Bakhanja e Vigário Paroquial da Paróquia de Santa Teresa do menino Jesus de Ile.

 

Paz à sua alma

   

Pág. 215 de 253