ENCERRAMENTO DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE NA DIOCESE DE GURÚÈ

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
30Jul2016
| Escrito por Assis

 

Nos dias 30 e 31 de Julho do corrente ano 2016, milhares de jovens (calcula-se arredor de 5.00) provenientes de todas a paroquias da Diocese peregrinaram ao Santuário de N. S. Rainha do Mundo, Malua no Alto Molocué, para celebrar o seu Jubileu e o encerramento da Jornada Mundial da Juventude.

Na tarde do dia 30.07.16, pelas 16.30, elevando a Cruz dos Jovens que visitou a maior parre das Comunidades da Diocese, D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese, deu início à Peregrinação desde a Estrada Nacional N. 1, entroncamento da Estrada inter-regional A. Molocué-Gilé até o Santuário de N. S. Rainha do Mundo.

Na grande esplanada à frente da Igreja do Santuário, realizou-se a parte final do Concurso Diocesano do Cântico Religioso, precedido da Leitura da Carta-Saudação que o Papa Francisco dirigiu no seu primeiro encontro com os jovens em Cracóvia, na passada Quarta Feira. 

O Concurso Diocesano do Cântico Religioso ficou em primeiro lugar o Coro da Paróquia N. S. Rainha da Paz, Pista Velha - Alto Molocué; no 2º Lugar ficou o coro da Paróquia Cristo Rei de Mualama (Pebane); em 3º Lugar, o coro da Paróquia S. Carlos Lwanga de Gurúè.

Na noite de 30 para 31, realizou-se o Festival musical juvenil.

Já, no Domingo 31.07.16, celebrou-se a Eucaristia do Encerramento diocesano da Jornada Mundial da Juventude.

 

SOLENE FUNERAL NA CATEDRAL DE GURÚÈ PELA IRMÃ FÁTIMA DO ROZÁRIO SANTOS. BREVE HISTÓRICO

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
29Jul2016
| Escrito por Assis

 

Irmã Fátima do Rozário Santos – (Breve Histórico)

         A Congregação das Irmãs MAP, à qual pertence Irmã Fátima do Rozário Santos, foi oficialmente fundada em Segóvia – Espanha, no dia 07 de março de 1942, pelo Bispo daquela Diocese, D. Luciano Perez Platero e pela jovem Genoveva Cuadrado Llorente.

         Está vocacionada para o serviço da vida cristã, dinamizando as Comunidades no âmbito paroquial nos seus contextos atuais, sendo anúncio do Reino para todos, especialmente para os mais pobres.

         É uma Instituição Religiosa presente no Brasil desde 1954 onde, atualmente, está a sede do Governo Geral.

         A Congregação veio para Moçambique no dia 15 de Outubro de 2010 – festa de nossa padroeira Santa Teresa D`Ávila, iniciando nossa atividade missionária neste País na Diocese de Maputo, Província de Maputo, no Centro de Espiritualidade Sagrado Coração de Jesus em Namaacha.

         Ir. Fátima nasceu no dia 15 de Dezembro de 1960 na cidade de Anicuns- Estado de Goiás – Brasil. Veio para a Congregação como aspirante no ano de 1982, ingressando no postulantado no 05 de Fevereiro de 1983. Depois de 02 anos de noviciado, fez a primeira Profissão no dia 05 de Fevereiro de 1986. Durante o juniorato trabalhou pastoralmente em várias comunidades do Brasil e Espanha onde estudou Teologia no Instituto Teológico de Burgos.

         Voltando para o Brasil, preparou-se para a Profissão Perpétua que teve lugar na cidade de Americano do Brasil – Estado de Goiás, no dia 13 de Fevereiro de 1993.

         Depois de alguns anos foi enviada em missão ao México onde viveu por 18 anos trabalhando nas pastorais e com migrantes na Cidade de Matias Romero. Também desenvolveu grande atividade missionária na Cidade de Izcali. No Distrito Federal trabalhou no secretariado da Arquidiocese da Cidade do México.

         Recebeu com alegria a proposta de vir a Moçambique para esta nova fundação em Mualama, nesta Diocese de Gurúè, chegando a este país no dia 24 de maio do corrente ano e, a esta Diocese, no dia 23 de junho.

         Partiu para a casa do PAI no dia 25 deste mês – festa de São Tiago Apóstolo.

         Deixa-nos como legado sua alegria contagiante, um grande espírito missionário e um imenso amor aos pobres e desvalidos, estando sempre disponível para partir em missão sem distinção de países, raças e povos.

         Em nome de toda a Equipe do Governo Geral da Congregação das Irmãs Missionárias de Ação Paroquial, deixamos aqui nossos agradecimentos a toda Vida Religiosa e missionária desta Diocese de Gurúè, de Quelimane e de Maputo, assim como a todos e a todas que de uma maneira ou de outra nos apoiaram nestes momentos dolorosos. À todos e todas pedimos as bênçãos de Deus, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação com a proteção de Maria, nossa Mãe.

Que Deus lhes recompense por todo o bem e solidariedade a nós prestados.

Irmãs: Maria do Carmo e Helena Maria – pela Equipe do Governo Geral.

 

   

FALECEU A IRMÃ FÁTIMA DO ROSÁRIO SANTOS

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
25Jul2016
| Escrito por Assis

Às 12.00H de hoje, 25 de Julho de 2016, no Hospital Central de Quelmane, faceu a Irmã FÁTIMA DO ROSÁRIO SANTOS, brasileira, da Congregação das Missioárias de Acção Paroquial.

Chegou à nossa Diocese há apenas um mês, no passado 23 de Junho do corrente ano, junto com as Irmãs Inês e a Irmã Júlia, d amesma congregação para abrir uma comunidade na Paróquia de Cristo Rei de Mualama, Distrito de Pebane.

A Irmã Fátima se encontrva participando no Curso de inserção Missionária, na Casa Diocesana de GUrúè, quando na passada Quinta Feira, 21.07, sentiu-se mal provocado ao parecer por alergias e tensão arterial baixa e malária. Baixo no Hospital Rural de Gurúè e dai, foi trnasferisa para o Hospital Central de Quelima, onde faleceu com várias complicações de diabete, tensão arteria descontrolada e malária.

 Destas páginas a Diocese de Gurúè apresneta o mais sentidos pésames à sua família, à Cngregação das Missionárias de Acção Paroquial e demais pwssoas amigas e conhecidas. Paz à sua Alma.

 

VISITA PASTORAL À PARÓQUIA N. S. RAINHA DA PAZ. PISTA VELHA-ALTO MOLÓCUE (IV)

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
25Jul2016
| Escrito por Assis

 

 

25.07.2014.

A concentração hoje foi na comunidade de NIPAIA.

ZONA PASTORAL DE S. AGOSTINHO. Comunidades da Imaculada Conceção de Nipaia; S Pedro de Muthurumele; S. Tiago de Nikusako; N. de Fátima de Pihi; S. Miguel de Natxere; S. Mónica de Txarani; N. S. do Rosário de Naphako; Bom Pastor de Kumakuma.

Os crismado hoje fora 49

As Igrejas evangélicas presentes nestas zonas pastorais são: Igreja Evangélica de Cristo em Moçambique; União Baptista; Adventista do 7º Dia e 12 Apóstolos.

   

Pág. 160 de 240