VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA N. S. RAINHA DO MUNDO. ALTO MOLÓCUE (3º,4º E 5º)

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
17Ago2016
| Escrito por Assis
VISITA PASTORAL A MALUA (3º, 4º e 5º) 15.08.2016. SEGUNDA FEIRA. Hoje a concentração dos cristãos e catecúmenos foi na Comunidade de Mahulini, na área da localidade de Nivava. ZONA PASTORAL DE MAHULINI. Comunidades: S. Pedro de Mahulini com o Núcleo de Kuape; S. Tiago de Nevelela; S. Paulo de Mwalamuhara; Mihekane; e S. Agostinho de Epata. Os crismados foram 54. Na catequese, o Pe. Cunlela, Vigário Geral da Diocese, falo sobre as exigências da vida cristã. Perguntou á assembleia: “O que significa ser cristão?”. A seguir foi apresentando os Mandamentos da Lei de Deus, como o caminho de um cristão. O Bispo, na sua catequese, falou sobre os alicerces de uma comunidade cristã: a catequese, a celebrações litúrgicas (os sacramentos, a celebração dominical, a vida de oração, os funerais) e a vida de amor fraterno). Também se referiu à responsabilidade e a unidade que deve existir entre os membros da comunidade e o animadores dos vários ministérios e serviços comunitários. No regresso á Sede da Paróquia, D. Francisco, acompanhado pelos Padres Francisco Cunlela, Vigário Geral, e Damião Chicote, pároco e pelas Imãs Sevas de N. S. do Cenáculo, visitaram a comunidades dos Irmãos Maristas que celebram hoje a sua Padroeira, a Assunção de N. Senhora, e o Irmão António Reis, membro desta comunidade Marista, que celebra também hoje o seu 50º de Profissão Religiosa. 16.08.2016. TERÇA FEIRA. Hoje D. Francisco visitou a comunidade de vida monástica Associação “Pequena Família da Ressurreição, no Monte Rurupi, a uns 15 kms aproximadamente da Sede de Alto Molócuè. Esta comunidade tem origem na Diocese italiana de Módena. Está formada actualmente pelo Pe. André, elo Irmão Tomé e um jovem professo temporâneo moçambicano. À tarde celebrou a Eucaristia na Comunidade religiosa das Irmãs Sevas de N. S. do Cenáculo, fundadas na Diocese de Xai-Xai e recentemente presentes na sede desta Paróquia de Malua. 17.08.2016. QUARTA FEIRA. A Concentração dos fiéis hoje foi na Comunidade de Massile, Centro e Zona Pastoral de Massile, localidade de Chapala. Estiveram presentes quatro Zonas Pastorais. ZONA PASTORAL MASSILE. Comunidades: Cristo Rei de Massile; Ascensão do Senhor de Nakuto; Bom Pastor de Mirikui; S. José de Nanikuta; S. Pedro de Namalohia; e S. Maria de Elokwe. ZONA PASTORAL MUNAVILIWA. Comunidades: S. Carlos Lwanga de Munaviliwa; S. Tago de Malamatxe; S. José de Massiani; S. Estêvão de Kweré; S. Paulo de Malanripa. ZONA PASTORAL MOROKOLA Comunidades: S. Tiago de Morokola; Santa Cruz de Muthua; S. Miguel de Muthakusi; Marokani; e S. João Baptista de Nakokola. ZONA PASTORAL DE NATOTO Comunidades: S. Pedro de Natoto; S. António de Nanuane; N. S. de Fátima de Ilulu; Santa Cruz de Mavalane; N. S. de Lurdes de Nahele; Santa Maria; S. Josefina Bakhita de Munyatxo. Os confirmados hoje foram 162. A catequese do Bispo como a do Vigário Geral hoje foram sobre a unidade e comunhão da comunidade cristã.
 

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA N. S. RAINHA DO MUNDO. MALUA. ALTO MOLÓCUÈ

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
14Ago2016
| Escrito por Assis

 

domingo, 14 de agosto de 2016

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA N. S. RAINHA DO MUNDO. MALUA. ALTO MOLÓCUÈ (2º)


VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA N. S. RAINHA DO MUNDO. MALUA. ALTO MOLÓCUÈ. (2º)

14.08.2016. Domingo. Em Moçambiqu, Solenidade da Assunção de N. S. Senhora.

Hoje a concentração dos fiéis foi na comunidade de Mwakurare que administrativamente pertence à Localidade de CHAPALA; pastoralmente forma parte do Centro de CHAPALA e da Zona Pastoral de Mwakurare.

Reuniram 18 comunidades das Zonas Pastorais de MWAKURARE, RETXUA, E MURRALEL, que, junto às Zonas de CHAPALA, OPOALO, NAKUKU, AKUATXERO E NAHORA, visitadas ontem, formam o Centro Pastoral de CHAPALA.

ZONA PASTORAL DE MUAKURRARE.

Comunidades: S. Atanásio de Muakurrare; S. Paulo de Chiluni; Santa Maria Madalena de Nassiriri; S. Tiago de Namakotxo; S. Carlos Lwanga de Nahopa; S. Mateus de Malaiaka; S. Paulo de Puri; Santa Teresa de Mutuassi; e Murupa.

ZONA PASTORAL DE RETXUA.

Comunidades: N. S. Rainha ds Apóstolos de Retxua; S. Pedro de Muhukuri; S. Mateus de Nyakela; S. António de Napiko; S. Rafael de Karanja.

ZONA PASTORAL DE MURRALELO.

Comunidades: N. S. do Rosário de Murralelo; Cristo Rei de Sena; S. Pedro (S. José?) de Ririka;S. Paulo de Nakarene; e Santa Isabel de Natxaka.

Os crismados foram 101

As Igreja evangélicas presentes nestas Zonas Pastorais são: União Baptista; Assembleia de Deus; Igreja de Cristo em Moçambique; Igreja Evangélica de Cristo; Testemunhas de Jeová; Igreja do Nazareno; e Igreja Missão Baptista.

Existe também uma Mesquita.

   

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA N. S. RAINHA DA PAZ, MALUA, ALTO MOLÓCUE (1º)

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
14Ago2016
| Escrito por Assis

 

VISITAVISITA PASTORAL À PARÓQUIA N. S. RAINHA DO MUNDO. MALUA. ALTO MOLÒCUE (1).

De 12 a 20 de Agosto de este ano de 2016, decorre a Visita Pastoral de D. Franisco Lerma, Bispo de Gurúè, à Paróquia N. S. Rainha do Mundo. Malua, Distrito de Alto Molócuè acompanhado pelo Vigário Geral da Diocese, o Pe. Francisco Cunlela. A antiga Missão de S. Nuno do Alto Molócue, hoje Paróquia-Santuário de N. S, Rainha do Mundo, foi criada em 01.08.1940.

Desde a sua fundação esteve sob os cuidados pastorais do Clero Secular de Portugal. Em 1947 chegaram os Padres Diocesanos. Actualmente está sob os cuidados pastorais do Clero Diocesano de Gurúè. O seu Pároco é o Pe. Damião Chicote. Na área da Paróquia estão presentes as Irmãs Servas de N. S. do Cenáculo (Diocesanas de Xai-Xai); os Irmãos Marista, que dirigem a Escola Maristas e o Posto de Saúde, na localidade de Nivava; e a Associação Religiosa de vida monástica “Pequena Família da Ressurreição”, no monte Rurupi.

12.08.2016. Sexta Feira. Chegada.

13.08.2016.Sábado.

nA Comundade de  CHAPALA reuniram-se 32 comunidades das Zonas Pastorais de CHAPALA, OPOALO, AKWATXERO, NAHORO e NAKUKU, que formam parte do Centro Pastoral de CHAPALA.

ZONA PASTORAL DE CHAPALA. Comunidades: S. João Maria Vianey de Chapala; S. Maria Madalena de Chipane; N. S. do Rosário de Munela; S. José de Iakabi; S. Catarina de Namikupi; e S. Tiago de Ereko. 25 confirmações.

ZONA PASTORAL DE OPOALO. Comunidades: S. João Baptista de Opoalo; S. José de Phalave; S. S. da Conceição de Hamissi; S. Francisco de Sales de Warupwa; S. Miguel de Manori. 19 Confirmações.

ZONA PASTORAL DE AKWATXERO. Comunidades: S. Miguel de Akwatxero; S. Maria Mãe de Deus de Kómue; S. Carlos Lwanga de Namikonya; Santa Maria de Kaná; e S. Francisco Xavier de Mavoko. 10 Confirmações.

ZONA PASTORAL DE NAHORRO. Comunidades: N. S. de Fátima de Nitxupani; N. S. das Dores de Nahorro; Santa Joana de Kaká (N. S. de Fátima); S. Carlos Lwanga de Namitxi; S. Mateus de Nihereni; N. S. Rainha da Paz de Natxepo; S. António de Nakulue; e S. Pedro Claver de Nanlelani. 16 Conirmações. ZONA PASTORAL NAKUKU. Comunidades: S. Sebastião de Nakuku; Santíssima Trindade de Nakuku; S. Francisco de Assis de Namarratxa; S. Gabriel de Namtubi; e S. Miguel de Malama. Confirmações 28.

Os crismados foram em total 98.

As Igreja evangélicas presentes nestas Zonas Pastorais são: União Baptista; Assembleia de Deus; Nova Apostólica; Igreja de Cristo em Moçambique; Igreja Comunhão da Colheita; Igreja Evangélica de Cristo.

 

PROGRAMAÇÃO DIOCESANA PARA O MÊS DE AGOSTO

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
02Ago2016
| Escrito por Assis

 

Programação Diocesana para o mês de Agosto.

02. Regresso à Espanha das Irmãs Arantxa e Maria Jesus, da Congregação das Escravas de Cristo Rei, que visitaram a nossa Diocese em previsão de uma provável abertura de uma comunidade nossa Diocese.

03: Chegada a Nampula do Pe. Francisco Matias e do Pe. Américo António, deois de te concluído a LIcenciatura em Sagrada Teologia no Instituto Teológico Franciscano de Murcia (Espanha) filiado à Universidade Antonianum de Roma.

07: Gurúè. Catedral. Celebração da Consagração das Virgens da Associação "Mãe do Redentor".

12 - 20: Visita Patoral à Paróquia N. S. Rainha do Mundo de Malua. Alto Molocué.

15 - 21: Semana da Caridade.

20 - 21: Peregrinação Mariana ao Santuário N. S. Rainha do Mundo de Malua. Alto Molocué.

21: ORDENAÇÃO PRESBITERAL DO DIÁCONO JOÃO TARUA.

25 - 27: Curso de Formação Litúrgica para os animadores da Região Norte I, na Casa Diocesana.

29: Na Catedral: Celebração do Padroeiro da Universidade Católica. Extensão do Gurúè.

NOTA

Durante este mês o Vice-Reitor do Seminário S. José terá encontros com os candidatos ao Seminário para o próximo ano lectivo, segundo o programa já distribuído.

   

Pág. 159 de 240