VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA DA PISTA VELHA. ALTO MOLÓCUE: 6º DIA, 20.06.2018

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
20Jun2018
| Escrito por Assis

 

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA DA PISTA VELHA. ALTO MOLÓCUE: 6º DIA, 20.06.2018

No 6º Dia (Quarta Feira, 20.06.18) da Vista Pastoral de D. Francisco Lerma à Paróquia N. S. Rainha da Paz da Pista Velha – Alto Molócué, os cristãos procedentes do Centro Pastoral Turúa, Zonas Pastorais de Limiha e Muharra, reuniram na comunidade de S. António de Limiha.

Zona Pastoral Limiha.

Comunidades cristãs: S. António de Limiha; N. S. do Rosário de Epatxe; N. s. da Paz de Napalakwe; S. Miguel de Evilivili; S. Pedro de Namitatare; S. Mateus de Nahavara; e S. Lúcia de Namihuvi.

Zona Pastoral de Muharra

Comunidades cristãs: S. Filipe de Muharra; S. Carlos Lwanga de Mauere; Imaculada Conceiçaõ de Ehikiri; N. S. da Ascensão de Nanvetho; S. Pedro de Namarrokane; S. Teresa do Menino Jesus de Makalama; e  S. João Baptista de Evuku.

Mensagem

Na Mensagem das comunidades foi evidenciada a  partilha de bens entre os cristãos e a generosidade com os mais carenciados.

Catequese

Na primira parte da catequese, o Pe. Cunlela, Vigário Geral da Diocese falou sobre a identidade do cristã, do Matrimónio e da pastoral vocacional.

Pela sua parte, o Bispo falou sobre o significado do Jubileu Diocesano com motivo dos 25 anos da criação da Diocese, salientado três aspectos: o louvor e o agradecimento a Deus, o espírito de conversão e o compromisso de todos os baptizados pela obra de evangelização na Diocese.

Vista aos Núcleos

No fim da tarde, o Bispo visitou o Núcleo S. João de Deus, na Comunidade de S. Inês, na sede da Paróquia.

Este núcleo está composto por 118 cristãos. 

Diálogos

O Vigário dedicou toda a tarde para manter diálogos pessoais com diversas pessoas que o solicitaram.

 

19.06.2018: 5º DIA DA VISITA PSTORAL Á PARÓQUIA RAINHA DA PAZ. PISTA VELHA. ALTO MOLÓCUÈ

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
19Jun2018
Actualizado em 20 Junho 2018 | Escrito por Assis

19.06.2018: 5º DIA DA VISITA PSTORAL Á PARÓQUIA RAINHA DA PAZ. PISTA VELHA. ALTO MOLÓCUÈ

No 5º Dia da Visita Pastoral de D. Francisco Lerma à Paróquia N. S. Rainha da Paz – Pista Velha – Alto Molócuè, os fiéis cristãos das Zonas Pastorais de Muataliua e Kakumué, ambas do Centro Pastoral de Turua, reuniram-se na comunidade de Muataliua.

Zona Pastoral Muataliua

Comunidades cristãs: S. Ambrósio de Muataliua; S. Teresa de Turúa; S. Gabriel de Nrule; S. António de Mohitxhu; S. Maria Madalena de Namakutxhu; S. Miguel de Nmarravane; S. Pedro de Namanasi; S. Estêvão de Naphakala; S. Agostinho de Ekula; S. Carlos Lwanga de Mupana.

Zona Pastoral Kakumue

Comunidades cristãs: S. Francisco Xavier de Kakumué; Coração de Jesus de Novanana; S. Francisco Xavier de Muluku; S. Lúcia de Mikopone; S. Miguel de Massilone; S. António de Natxhetxhi; e S. José de Kalulu.

Mensagem

Na Mensagem que foi apresentada ao Bispo, salientaram, entre outros problemas, os seguintes: casamentos prematuros, alcoolismo e droga.

Formação

Na sua intervenção o Pe. Francisco Cunlela, falou sobre o sacramento do Matrimónio e seus impedimentos naturais civis e religiosos e sobre as Vocações à vida consagrada, sacerdotal e laical.

D. Francisco, por sua vez, falou sobre os conteúdos e exigências doutrinais, pastorais e espirituais do Ano Jubilar Diocesano dos 25 Anos da Criação da Diocese.

ENCONTRO COM OS NÚCLEOS

Pos volta das 17.00H, na sede da Paróquia – Pista Velha- D. Francisco encontrou-se com o grupo de língua Suabo.

ENVIO DOS DELEGADOS Á 1ª JORNADA NACIONAL DA JUVENTUDE

A delegação da Diocese de Gurúè à 1ª Jornada Nacional da Juventude que vai decorrer em Chimoio, de 20 a 24 Junho do corrente ano, está composta por 10 delegados das Paróquias e 5 membros da Comissão Diocesana da Juventude, concentrou-se, já no fim da tarde do dia 18.06.18, na sede da Paróquia para se encontrar com com o Bispo e receber o Envio.

Os delegados participaram na celebração da Eucaristia na Igreja da Pista Velha-Sede, presidida pelo Pe. Janivaldo Alves do Santos, Presidente da Comissão Diocesana da Juventude. À seguir, D. Francisco presidiu à Cerimónia do Envio, acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral da Diocese. 

O Sr, Bispo, dirigiu-se aos presnetes, salientando  o significado da Celebração desta peregrinação a Chimoio e, no fim, abençoou os jovens e os enviou em nome da Diocese. 

   

4º DIA DA VISITA PASTORAL À PARÓQUIA N. S. RAINHA DA PAZ DA PISTA VELHA – MOLÓCUÈ

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
18Jun2018
| Escrito por Assis

 

4º DIA DA VISITA PASTORAL À PARÓQUIA N. S. RAINHA DA PAZ DA PISTA VELHA – MOLÓCUÈ. 18 de JUNHO DE 2018

No 4º dia da Visita Pastoral de D. Francisco à Paróquia de N.S. Rainha da Paz, na Pista Velha – Alto Molócue, os fiéis cristãos das Zonas Pastorais de Nakuaka e de Namáluè, Centro Pastoral de Namáluè, concentraram-se na comunidade de Nakuaka.

ZONA PASTORAL DE NAKUAKA.

Comunidades cristãs: S.Marcos, de Nakuaka; S. Mateus de Ilokone; S. Pedro Claver de Natxhoko; Marrokane; S. Diniz de Murotxhoni; e (CC) N. S. da Consolata de Nikukuru.

ZONA PASTORAL DE NAMÁLUÈ

Comunidades cristãs: S. Lucas de Meheiane; S. José de Namáluè; S. António de Milikuini; S. Luis Gonzega de Nakuali; e (CC) S. Matias Mulemba de Napalavi.

As confirmações hoje foram 46.

Intervenção do Vigário Geral

Na sua intervenção, logo a seguir à Mensagem das comunidades, o Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral, falou sobre o sentido de ser cristão nos nossos dias e sobre a problemática juvenil, especialmente sobre os casamentos prematuros e sobre as vocações.

Catequese do Bispo

D. Francisco, na sua catequese, preliminar à celebração da Eucaristia, explicou o significado do Ano Jubilar dos 25 Anos da Criação da Diocese: Louvor a agradecimento, conversão e renovação dos nossos compromissos na evangelização e vida das nossas comunidades: testemunho e fidelidade ao mandato de Jesus: Ide pelo mundo inteiro, sede minhas testemunhas e anuncia o Evangelho.

VISITA AO NÚCLEO S. JOSÉ.

Na parte da tarde, D. Francisco visitou o Núcleo de oração S. José, pertencente à comunidade de S. Inês, na sede da Paróquia.

O Núcleo está composto por 83 cristãos e 28 catecúmenos. Está organizado segundo o esquema pastoral da Igreja ministerial: coordenador/responsável, conselheiros, secretário, encarregado da Eucaristia, responsável da Bíblia, caritas, vista aos doentes, economia, catequese, leitores, hóspedes, limpeza.

No diálogo o Bispo falou sobre os assuntos e inquietações que lhe apresentaram: várias situações matrimoniais, relacionamentos com os membros de outras Igrejas cristãs, educação dos filhos, funerais cristãos, cristãos que abandonam a Igreja, gratificações com motivo dos sacramentos  e sustentabilidade económica da Igreja.

No fim da tarde, o Vigário, por sua vez, manteve encontros com diversas pessoas que pediram para ser ouvidas, especialmente por situações matrimoniais.

 

3º DIA DA VISITA PASTORAL Á PISTA VELHA: CONFIRMAÇÕES E ORDENAÇÃO DIACONAL DE RAIMUNDO ADRIANO MÁRIO

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
17Jun2018
| Escrito por Assis

 

3º DIA DA VISITA PASTORAL Á PISTA VELHA: CONFIRMAÇÕES E ORDENAÇÃO DIACONAL DE RAIMUNDO ADRIANO MÁRIO

No 3º Dia da Visita Pastoral, Domingo, 17 de Junho do corrente ano, à Paróquia de N. S. Rainha da Paz, na Pista Velha – Alto Molócuè, D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese, acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral e pelo Pe. Agostinho Vasconcelos, Director do Secretariado Diocesano da Coordenação Pastoral, celebrou a Eucaristia na sede da Paróquia, concelebrada por diversos sacerdotes dehonianos das comunidades de Quelimane e Gurúè, com motivo da ordenação diaconal do seu confrade Raimundo Adriano Mário e por outros sacerdotes do clero diocesano.

Reuniram fieis do Centro Pastoral S. Coração de Jesus: Zonas Pastorais de S. Josefina Bakhita, Ekhula e Ravane. 

ZONA PASTORAL S. CORAÇÃO DE JESUS.

Comunidades cristãs: S. Inês, da Pista Velha; S. João Baptista de Navirabuene; S. João de Deus de Mutxhora; S. António de Murimone; S. Isabel de Mumahi; S. Miguel de Kirimeka; S. Lúcia de Mukupule.

ZONA PASTORAL EKHULA. 

Comunidades cristãs: S. Miguel de Rkhula; S. Maria de Kereni; S. Tiago de Intepe; S. Carlos Lwanga de Insakuane.

ZONA PASTORAL RAVANE. Comunidades cristãs: S. Pedro de Kinaiope; S. Filomena de Miníe; Ravane; Nakuia; e Inreleni.

Os crismados hoje foram 195.

BIOGRAFIA DE RAIMUNDO ADRIANO MÁRIO, NEO-DIÁCONO

Raimundo Adriano Mário, nasceu aos 21 de Outubro de 1981, no Distrito de Marromeu na Província de Sofala. Foi baptizado no dia 20 de Junho de 1982.

De 1994 a 2000 fez o Ensino Primário na Escola 25 de Junho em Nauela (Alto Molócuè). De 2001 a 2004, fez o Ensino do nível Básico na Escola Secundária Geral de Alto Molócuè; de 2005 a 2007, fez o nível médio no Seminário Inter-diocesano Santo Agostinho de Quelimane; de 2008 a 2010 fez os Estudos de Filosofia no Seminário Filosófico Santo Agostinho da Matola. E em 2010 fez o Postulantado na Matola-Fomento.

Em 2012 fez o Noviciado em Milevane (Alto Molócuè); em 2013 foi à África do Sul para aprender a língua inglesa, onde de 2014 a 2017, fez os Estudos de Teologia no Instituto Teológico São José –Cedara.

Em 25 de Maio de 2018, na Paróquia de S. Carlos Lwanga de Gurúè, fez a sua Profissão Perpétua.

 

HOMILIA DE D. FRANCISCO

1.Somos uma assembleia cristã reunida, neste XI Domingo do Tempo Comum. Fazemo-lo envolvendo de alegria, de gratidão e de esperança este nosso irmão, vosso filho, parente e amigo, candidato ao diaconado  RAIMUNDO ADRIANO MÁRIO, membro da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos). Celebramos também o Sacramento da Confirmação de 200 candidatos de diversas comunidades desta Paróquia de N. S. Rainha da Paz, da Pista Velha – Alto Molócuè.

Queremos com esta celebração crescer como cristãos, como Igreja local e Igreja Missionária, neste ANO JUBILAR  DOS 25 ANOS DA CRIAÇÃO DA DIOCESE.

E tudo isto em comunhão com as vossas famílias, as vossas comunidades de origem e em gratidão convosco, com todos os que contribuíram para a vossa formação, e que vos acompanharam até nesta fase final os vossos catequistas e, especialmente para ti RAIMUNDO, os teus pais e os teus familiares, os teus Superiores e os teus confrades formadores;.

Neste tempo envolvido com tantas sombras  e dificuldades sociais e eclesiais, olhamos com esperança o nosso futuro como discípulos de Jesus, como nos ensina a Liturgia de hoje, especialmente as parábolas da 1ª Leitura e do Evangelho e como nos anima o Papa Francisco, nesta nova viragem que ele está a dar a toda a Igreja.

O REINO DE DEUS cresce no meio de nós, com uma força extraordinária, viva, mas oculta. Toca a nós manifesta-la através do testemunho da nossa vida com muita fé e confiança, pois Deus, o Agricultor que lança a semente, não nos abandona, não nos deixa sós. O Pequeno grão de trigo foi deitado em cada um de vós, candidatos à Confirmação, e candidato ao Diaconado. Ela foi crescendo interiormente até chegar a dar frutos abundantes respondendo com o vosso SIM a Deus.

Para ti RAIMUNDO, o Senhor te chama para seres sua testemunha,  ministro da sua Palavra e fel servidor do Altar e do Seu Povo.

Em nome da Igreja, te acolho no Prebitério da Igreja no 1º Grau do Sacramento da Ordem, formado por ambos os cleros secular e religioso, como nos ensinam os Documentos Conciliares (Lumen Gentium e Christus Dominus).

 És considerado pessoa amadurecida na fé, comprometida na vida e na missão da Igreja, a quem o Senhor vai desenhando e definindo caminhos de maior entrega e de necessário serviço à Igreja e ao mundo. Tens nas tuas mãos uma grande missão, caro RAIMUNDO.

 O rosto belo e a alma missionária da Igreja, precisam também de ti e dos traços delineados e criativos do teu ministério!  Todo o povo espera o teu testemunho, o teu serviço e a tua dedicação.

 3. Com esta celebração, manifestamos a PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO NO MEIO DE NÓS. Ele é o protagonista da Vida da Igreja e da sua Missão  Evangelizadora.

Neste Domingo de alegria e de esperança, ao celebrarmos os  Sacramentos da Confirmação e da Ordem diaconal, é o Espírito Santo, que descendo sobre ti e sobre os confirmandos, cria em nós a comunhão e a união profunda com Cristo, fundamento de toda consagração baptismal e ministerial.

Um Corpo assim, unido pela acção do Espírito Santo de Deus, é capaz de transmitir o Evangelho com mais alegria e dedicação, para que o nosso povo compreenda a Boa Nova de Jesus. Um Corpo que está no mundo para ser sinal de paz e de reconciliação. O teu serviço diaconal se resume nas três dimensões fundamentais: o serviço da Palavra, o serviço da Liturgia e o Serviço da Caridade.

Olha para os grandes exemplos que nos deixaram diáconos, entre tantos outros,  como S. Estêvão,  S. Lourenço e S. Francisco de Assis. Cristo nunca te faltará na caminhada da tua doação a Deus, à Igreja e ao mundo. As comunidades esperam por ti e confiam  na tua total disponibilidade para as acompanhares, para as evangelizares por meio da Palavra, ouvida, rezada, vivida e proclamada.

Te envio, caro Raimundo, e a todos vós, confirmandos, em missão de alegria, de entusiasmo e de serviço para com os vossos irmãos

Deveis ser fermento novo do evangelho no meio das nossas comunidade e no mundo de hoje; e sinal de renovação da nossa  Igreja!

Servir com generosidade e caridade os teus irmãos mais necessitados.

 Que Maria, que aqui honramos como RAINHA DA PAZ, E  nossa Mãe, E Santo António, Padroeiro da Diocese, vos iluminem, vos protejam e vos guiem

         + Francisco Lerma Martínez, IMC.   Bispo de Gurúè

 

 

 

 

   

Pág. 2 de 183