7º DIA DA VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA DE SANTA CRUZ DE MOLUMBO. DOMINGO 10.09.2017

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
10Set2017
| Escrito por Assis

 

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA DE SANTA CRUZ DE MOLUMBO. Domingo 10.09.2017.

Hoje celebramos, por antecipação, a Festa da Santa Cruz, padroeira da Paróquia, e o 70º aniversário da criação da Paróquia

A concentração de hoje foi na sede da Paróquia.

Estiveram representadas 10 comunidades das duas Zonas Pastorais, Sede paroquial e Mwanamilo do Centro Pastoral da Sede paroquial.

CENTRO PASTORAL DA SEDE PAROQUIAL

I.- ZONA PASTORAL DA SEDE PAROQUIAL

Comunidades cristãs: Santa Cruz da sede paroquial; S. Tiago Maior de Mapingo; Santa Maria de Namarinde; S. José de Malata; S. Estêvão de Murera; e Sanatos Mártires de Uganda de Mpatxika.

II.- ZONA PASTORAL DE- MWANAMILO

Comunidades cristãs: S. José de Mwanamilo; S. Pedro de Samalungo; Santa Maria Mãe de Deus de Masiskone; S. Ana de Natimbe; e S. Tiago de Nephuro e o Centro de Catequese de Cipembere.

Os crismados hoje foram 93.

IGREJAS EVANGÉLICAS PRESENTES NESTA ÁREA GEOGRÁFICA

União Baptista Universal; Igreja de Cristo; Igreja Anglicana; Testemunhas de j>eová; Igreja Evangélica; Igreja Quadrangular Evangélica; Igreja União na Colheita; Igreja Etíope; Igreja Nova Apostólica.

INTERVENÇÕES

1.Mensagem

Foram apresentaram as preocupações do povo: a consolidação da paz, o baixo preço dos produtos das machambas (milho, feijão, soja…) e, ao mesmo tempo, os altos preços do géneros alimentícios de primeira necessidade (farinha, arroz, leite, açúcar…); os assaltos á mão armada e até com armas de fogo às residências com as nefastas consequências de feridos e mortes; o sequestro de pessoas “carecas” e de tráfico de órgãos humanos.

2. Pe. Agostinho falou sobre as vocações para a sociedade e para a Igreja e sobre a próxima Jornada Mundial da Juventude Panamá/2019 e sobre as respostas ao Questionário enviado pelo Secretariado Diocesano da Coordenação Pastoral coo participação dos nossos jovens na preparação dos Sínodo dos Bispos sobre a Juventude.

CATEQUESE DO BISPO

D. Francisco hoje falou da pastoral juvenil, da responsabilidade de todos, jovens e adultos, e de todos os animadores dos vários ministérios da comunidades na formação e educação da juventude.

 

6º DIA DA VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA DE SANTA CRUZ DE MOLUMBO, 09.09.2017

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
09Set2017
| Escrito por Assis

 

VISITA PASTORAL A MOLUMBO,

6º DIA: 09.09.2017

Hoje a concentração dos cristãos foi na comunidade de S. José de Murupa a 12 kms da sede da Paróquia na estrada de Molumbo a Namarrói.

Estiveram presentes comunidades das Zonas Pastorais de que integram o Centro Pastoral de Murupa, isto é. Mpassa e Pikuni.

CENTRO PASTORAL DE MURUPA

I.- ZONA PASTORAL DE MPASSA

Comunidades cristãs: S. José de Murupa; S. Carlos Lwanga de Nanguru; S. Coração de Jesus de Mapassa e Centro de Catequese de Mutulussa; S. Maria Madalena de Matxitxi; e S. João Baptista de Tumbine.

II.- ZONA PASTORAL DE PIKUNI

Comunidades cristãs: Sagrada Família de Pikuni; S. João Baptista de Tambalala e Centro de Catequese de Kwasamarwa; N. S. de Fátima de Kilikwi; S. Lucas de Namaiara; e S. António de Txirumba.

Os crismados hoje foram 128.

IGREJAS EVANGÉLICAS

União Baptista Universal; Igreja de Cristo; Igreja Anglicana; Testemunhas de Jeová; Assembleia de Deus; Adventistas do 7º Dia; Igreja Evangélica; Igreja Pentecostal; União na Colheita; Igreja Reformada; Igreja Etíope; Igreja Nova Apostólica; Igreja Samaritana.

INTERVEÇÕES

Mensagem

Na mensagem das comunidades foram apresentados, dentre outros, os seguintes assuntos: a consolidação da paz e os baixos preços dos produtos das machambas.

A Irmã Maria Odete falou aos jovens sobre a vocação.

O Pe. Agostinho falou sobre a unidade da Igreja, sobre o próximo Sínodo dos Bispos sobre a Juventude (Roma 2018) e sobre a próxima Jornada Mundial da Juventude Panamá/2019.

CATEQUESE DO BISPO

Hoje D. Francisco falou sobre a nossa identidade como Igreja Católica: sermos fiéis à Palavra de Deus, à Tradição dos nossos antepassados na fé e ao ensinamento actual da Igreja.

No fim da tarde, já na sede do Distrito, D. Francisco, acompanhado pelos Pe. Agostinho Vasconcelos, Pe José Pedro, Pároco, e Pe. Eustáquio César, Vigário Paroquail, visitou a Srª Administradora do Distrito para a cumprimentar e lhe apresentar as preocupações das população que foi recolhendo durante as encontros que manteve com as comunidades.

   

QUINTO DIA DA VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA DE SANTA CRUZ DE MOLUMBO, 08.09.2017

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
08Set2017
| Escrito por Assis

 

QUINTO DIA DA VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA DE SANTA CRUZ DE MOLUMBO.

SEXTA FEIRA 08.09.2017

A concentração dos fiéis hoje foi na comunidade de N. S. de Fátima de MASSOKONA, localizada a uma distância de 25 kms na estrada de Molumbo a Namarrói. Estiveram representadas 5 comunidades da Zona Pastoral de Massokona e 4 comunidades da Zona Pastoral de Murrarama. Ambas Zonas formam o Centro Pastoral de Massokona.

CENTRO PASTORAL DE MASSOKONA

I.- ZONA PASTORAL DE MASSOKONA.

Comunidades cristãs: N. S. de Fátima de Massokona; N. S. do Rosário de Pipissiko; S. Francisco de Nahipa; S. Pedro de Muelamahi; e S. Tiago de Ntokole.

LL.- ZONA PASTORAL DE MURRARAMA

Comunidades cristãs: N. S. Rainha de Murrurama, S. Gabriel de Sinai; S. António de Missola; S. Miguel de Mahara.

Os crismados hoje foram 92.

IGREJAS EVANGÉLICAS E OUTROS GRUPOS RELIGIOSOS PRESENTES NESTA ÁREA GEOGRÁFICA

Igreja de Cristo em Moçambique; União Baptista Universal; Igreja Nova Apostólica; Igreja Etiópica e mais outros grupos independentes.

ONTERVENÇÕES

A Irmã Maria Odete, das Irmãs da Imaculada Conceição (Irmãs Diocesanas de Lichinga), da comunidade de Molumbo, na sua breve intervenção, teve palavras de encorajamento para os jovens seguirem a sua vocação e, se for o caso, não desistir da vocação à vida consagrada.

O Pe. Agostinho Vasconcelos, depois de insistir na unidade da Igreja, encorajou os jovens a responder ao Questionário de preparação do próximo Sínodo dos Bispos sobre a juventude e a participar na preparação da próxima Jornada Mundial da Juventude/Panamá 2019.

CATEQUESE DO BISPO

D. Francisco hoje falou sobre a problemática juvenil e a intima relação e comunhão entre a pastoral juvenil e a pastoral familiar. Todos somos responsáveis pela educação e formação dos jovens.

 

4º DIA DA VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA DE SANTA CRUZ DE MOLUMBO, 07.09,2017

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
07Set2017
Actualizado em 07 Setembro 2017 | Escrito por Assis

4º DIA DA VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA DE S. CRUZ DE MOLUMBO. 07.09.2017

A concentração hoje foi na comunidade de N. S. da Anunciação de MWALÁ, a 45 kms da sede da Paróquia, na estrada Molumbo – Milange. Reuniram fiéis de 25 comunidades das 4 Zonas Pastorais (Inwiki, Nyaminyasi, Mwalá e Khipanga, que formam o Centro Pastoral de Mwalá.

É uma zona de forte influència musical, linguística Cinyanja e religiosa pela sua vizinhança com o Distrito de Milange e com vizinho Malawi. Pelo mesmo motivo, há uma forte presença de inumeráveis Igrejas evangélicas e grupos religiosos independentes.

CENTRO PASTORAL DE MWALÁ

I.- ZONA PASTORAL DE MWALÁ.

Comunidades cristãs: N. S. da Anunciação de Mwalá; S.Pedro Claver de Matukuti; S. João Baptista de Magengane; S. Paulo de Namoio.

II.- ZONA PASTORAL DE INWIKI

Comunidades cristãs: S. José de Inwiki; S. Pedro de Namiravane; S. António de Riolú; S. Miguel de Macondonuane; S. Maria de Kotokwani.

III.- ZONA PASTORAL DE NYAMINYASI

Comunidades cristãs: S. António de Nyaminyasi; S. Miguel de Namadora; S. Francisco de Midima: Nondue; e S. Lucas de Mizimbe.

IV.- ZONA PASTORAL DE KHIPANGA

Comunidades cristãs: S. José de Nyamafu; Chipanga; Nré; Natxisope; Nyanyane; e Mambuene.

Na mensagem que as comunidades apresentaram ao Bispo salientou-se especialmente dois assuntos que preocupam à população, isto é, a consolidação de uma paz duradoura (“a +az não é apenas o silencio das armas”); os baixos preços com que são comprados os produtos que a população cultiva (milho, feijão, soja); e os altos preços dos géneros alimentícios de primeira necessidade. Esta situação que, se se agravar, pode minar os alicerces da paz.

O Pe, Agostinho, na sua intervenção falou, em primeiro lugar, da Igreja; quem é o “dono” das nossas comunidades? Perguntou aos fiéis. Ninguém é dono da comunidade, só Jesus Cristo é o centro e o dono da comunidade. E, à seguir, dirigiu-se aos jovens para participarem na preparação do Sínodo do Bispos sobre a juventude (Roma 2018) e na próxima Jornada Mundial da Juventude/Panamá 2019, respondendo ao Questionário que, oportunamente, lhes foi enviado pelo Secretariado Diocesano da Coordenação Pastoral.

D. Francisco falou sobre os alicerces da Paz, especialmente sobre a justiça e sobre os problemas económicos e sociais que afligem a todo o povoe. Neste sentido falou do empenho dos Bispos e da responsabilidade de todos os cidadãos segundo as orientações da

Os crismados hoje fora 72.

   

Pág. 9 de 136